A sustentabilidade é assunto cada vez mais comentado nas rodas de amigos e familiares. E nessas conversas, alguns hábitos são questionados: será que eu preciso mesmo comprar uma garrafinha de água de plástico todos os dias? Na correria do dia a dia, às vezes não sabemos o que fazer para ter uma rotina eco-friendly. O importante é começar aos poucos e estabelecer uma rotina, até que sua ação se torne um hábito.
Se sua meta do próximo ano é viver de uma maneira mais consciente, dê uma olhada nas 5 dicas a seguir!
1. Utilizar um transporte alternativo
Que tal tirar a bike da garagem e ir pedalando até o trabalho ou a escola alguns dias da semana? Além de ser um exercício físico excelente, esse meio de transporte não emite gases que aumentam o efeito estufa. Todo mundo sai ganhando!
Outras opções são: ir caminhando ou dividir uma carona com um colega, quanto menos veículos circulando, melhor será o ar que respiramos!
2. Comprar livros em sebos
Se você tem o hábito de ler e costuma comprar em livrarias, já deve saber que os preços ultimamente estão bem salgados. Uma ótima alternativa para o bolso e para o meio ambiente é comprar materiais de leitura em sebos. Aposto que tem um no centro da sua cidade! Separe algumas horinhas e vá, nunca se sabe o que irá encontrar.
Além disso, outro hábito que devemos trazer à tona é emprestar aquele livro que você adorou para um amigo. Trocas como essas fortalecem as amizades e são eco-friendly.
3. Menos delivery
Pedir uma comida pode ser o desejo de muitos no fim do dia, o problema é quando isso se torna um hábito diário. As embalagens utilizadas pelos restaurantes vão rapidamente para o lixo e consistem, em sua maioria, em plástico. Todo esse material, de alguma forma, chega nos nossos oceanos e é isso que devemos evitar. Que tal se arriscar na cozinha alguns dias na semana? Isso pode se tornar um hobby bacana! Para aqueles que reclamam da falta de tempo, tenho a solução: organização. Separe o que irá comer durante a semana em porções congeladas e se planeje antes de ir à feira!
4. Consuma alimentos da estação
Ainda na temática de comidas, uma dica importante para o paladar e sustentável é basear suas compras nos alimentos do momento. As frutas e os vegetais da estação têm um gosto diferente, são mais saborosos e em conta. Cultivar certos alimentos em todas as épocas do ano custa caro e desperdiça recursos essenciais como água e terras. Ao consumir o que está de acordo com a estação, você come produtos de qualidade e incentiva produtores locais que plantam conforme a natureza permite.
A qualidade de suas receitas irá se destacar e você estará fazendo a diferença!
5. Acompanhe conteúdos inspiradores
Estamos conectados a todo instante. Que tal seguir contas que dão dicas como essas todos os dias do ano? Existem diversos perfis incríveis no Instagram que falam da urgência ambiental e compartilham marcas e produtos sustentáveis incríveis.
Acompanhe estas contas no Instagram e você irá aprender muito!
@menos1lixo
@marinagodward
@belagil
@casasemlixo
Se você está lendo esse post, já deu o primeiro passo para a sustentabilidade! A única maneira de fazer a diferença e viver uma vida em equilíbrio com o meio ambiente é iniciar a discussão. Precisamos falar sobre a poluição dos mares e de como devemos plantar mais árvores, não as destruir. A mudança vem de um pensamento, compartilhe essas dicas para incentivar um amigo a ter um 2022 mais sustentável!
Por Bruna Ramos
Comments