top of page

Ong Planeta d'O em PARIS. Parcerias para um Oceano Vivo.







Em 2019 a França viveu a maior greve de sua história. Foram mais de 30 dias de paralisação geral, quando os franceses lutavam contra as reformas da previdência no País.

Em meio ao caos do mês de dezembro de 2019, aconteceu a 59ª edição do Salon Nautique de Paris, na capital francesa.

Nós da Planeta d'O, capitaneados por nosso presidente Pierre PASSOT, tínhamos o compromisso de estar presentes no evento, superando quaisquer dificuldades que pudéssemos encontrar.

E assim o fizemos!

Transportamos mais de 6 toneladas de material para a exposição, pertencentes ao acervo de Pierre PASSOT.

Para isso, foi necessário alugarmos um pequeno caminhão fechado para o transporte de Macon - cidade que abriga o acervo completo de equipamentos de mergulho e peças de coleção sobre a vida no mar, até Paris. Entre ida e volta foram mais de 1000 km rodados, visto que não havia transporte nem mesmo na capital, em função da greve.

Os investimentos para a participação no evento superaram a casa dos $ 5.000 mil euros e foram integralmente bancados pessoalmente por monsieur PASSOT.

MAS POR QUE FOI TÃO IMPORTANTE ESTA PARTICIPAÇÃO?

Porque era a primeira fase do - Projeto IMMERSIO II 2020,

Para sabermos a importância deste projeto, fomos perguntar diretamente ao monsieur PASSOT.

Vejam a resposta:


Pierre Passot, qual a importância do Projeto IMMERSIO II?


Pierre PASSOT - "IMMERSIO II - Imersão para um Oceano Vivo - é a continuação do projeto que realizei em 1983.

Esta experiência tem dois eixos: Cientifico e Ambiental (Oceanos, Mares e Rios).

O eixo cientifico é para entender a evolução de um mergulhador após 37 anos da primeira experiência.

A Medicina hiperbárica evoluiu muito e poderá medir nos níveis do corpo as mudanças ocorridas desde então, em relação à pele, ao nível cardiovascular, sanguíneo, destreza manual entre outros fatores.

Devemos lembrar que um mergulhador profissional permanece embaixo d’água trabalhando durante muitas e muitas horas para poder ser eficaz.

Este trabalho (Mergulhador profissional) é como ser um jardineiro do mar, para as próximas gerações.

O eixo Ambiental é para mostrar e falar da Poluição no ambiente ‘’ÁGUA’’ do Planeta. (Oceanos, Mares e Rios).

Também devemos lembrar sempre que é primordial o conhecimento de que Os Oceanos são o primeiro pulmão do Planeta. A superfície de água na terra representa hoje 75%%, sendo, portanto fundamental proteger este espaço aquático (em todos os níveis – águas doces e salgadas – Das nascentes até os Oceanos.)

Pois, em um futuro não muito distante, alimentará a população mundial.

Durante o Salão Náutico de Paris 2020, mesmo local onde houve a primeira experiência em 1983, serão 10 dias de muito trabalho.

O trabalho cientifico, com médicos hiperbáricos e a implementação de atividades em relação ao alertar a população para o futuro, em relação ao que ocorre hoje em níveis extremos do descuido com Mares, Oceanos e Rios , pois formam uma cadeia interligada. E é este mundo aquático que será o futuro da humanidade."


Como resultado de todos os esforços conjunto para estarmos presentes no Salão Náutico de 2019, tivemos vários contatos importantes que continuaram durante os meses seguintes ao evento. . 

Queremos agradecer a todos que da maneira que pôde colaborou para que nossa participação fosse possível.

Agradecer as ações pontuais da Cintia Moiana, da Janete Estevão, do Luciano Estevão e a todos os demais que estão conosco nesta luta para termos mais consciência da importância de consumir menos, usar menos plásticos no nosso dia a dia e deixar para nossos descendentes, no mínimo, aquilo que encontramos quando aqui chegamos.

Na França existem muitas Associações envolvidas com o ambiente marinho. O Governo francês subsidia algumas e outras possuem canais financeiros de Fundações e Instituições europeias, além de terem membros permanentes que contribuem mensalmente.

Nos, no Brasil, não temos estas fontes e a cultura de doação ainda é tímida. Por isso, após deleitar-se com as fotos do evento, faça uma doação para nos ajudar a preservar as águas do Planeta através da EDUCAÇÃO AMBIENTAL:

Banco SANTANDER 033 -

Agencia 1236 -

Conta Corrente 00013001756-5

Associação Planeta d'O.

CNPJ 23.594.747/0001-10


Nosso projeto "ESCOLA MAR - Da Nascente ao Oceano", atua junto a crianças, nas escolas e comunidades, ensinando o trajeto que a água percorre, desde a nascente dos rios, atravessando cidades pelas galerias de águas pluviais e desaguando no mar.

Formamos cidadãos ecologicamente conscientes da importância dos pequenos atos de descarte consciente de lixo sólido para que o plástico do dia a dia não vá parar no mar, matando animais marinhos de forma brutal.








11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page